top of page
  • Foto do escritorCintia Mano

O Que Esperar de um Evento tão Grande em sua Versão Online

Minha experiência no primeiro dia de Collision from Home



Há algumas semanas juntei-me a milhares de pessoas no “Collision from Home”. Esta é a versão online do Collision, evento que deveria acontecer em Toronto, como todos os anos. Mas neste ano de 2020 teve ser online devido à atual pandemia. Os outros eventos do grupo Web Summit são Web Summit e RISE. O Web Summit confirmou que acontecerá em Lisboa em dezembro deste ano, num formato híbrido, ou seja, conciliando um evento presencial menor com um online, em maiores proporções. O Collision foi online e o RISE, em Hong Kong, foi adiado para 2021.


+600 palestrantes, +32 mil participantes de +140 países. Eu me perguntava "como eles vão fazer isso funcionar?"

Nunca estive no Collision em Toronto, então vou comparar a experiência com as versões do Web Summit 2018 e 2019.

Uma das melhores coisas sobre o Web Summit é conhecer pessoas. Amigos e colegas, mas também pessoas novas. (meu artigo sobre WS 2019 pode ser acessado aqui — https://www.linkedin.com/pulse/um-dos-70-mil-web-summits-c%C3%ADntia-soares-mano)


Como eles vão lidar com a inevitável falta de interação, conexão e calor humano? O quanto vai se perder?


Eu tinha expectativas muito baixas sobre este ponto. Todos nós estaríamos em casa, consumindo conteúdo, com baixo nível de interação.


Questões Técnicas

Como no evento offline, a entrada esteve lotada. No Web Summit 2019 eu tentei assistir ao Snowden e foi uma experiência muito ruim. No evento online, levei cerca de 10 minutos para fazer login no aplicativo web, com a equipe de suporte enviando mensagens e realmente apoiando a audiência. Problemas técnicos persistiram em algumas sessões, às vezes causando grandes atrasos. Mas foi incrível ver como a equipe conseguiu consertar as coisas e melhorar a experiência do usuário com o evento acontecendo.


O Aplicativo

O aplicativo é quase o mesmo que o da última edição do Web Summit e permite que você se conecte, converse e monte sua própria agenda. Você seleciona seus interesses; o aplicativo recomenda o que você deve assistir com base neles e você adiciona o que você quer. Muito simples e muito útil.

Palcos

Ao fazer login no aplicativo web, você pode ver os diferentes palcos (neste caso os canais).


1. Canal 1, 2 e 3 com o conteúdo de vídeo — painéis, entrevistas e palestras

2. Canal de rádio — apenas conteúdo de áudio

3. Canal breakout — Eu não verifiquei neste primeiro dia

4. Q &A — Canal só para perguntas e respostas

5. Classic Talks — dedicado às melhores palestras das edições passadas de qualquer um dos eventos do grupo Web Summit.


Conversas ao Vivo

Você assiste a palestra em uma janela, há uma área com os participantes e outra para um bate-papo. O público pode reagir com emojis, o que é muito interessante, mas nem todo mundo gosta. Então, as pessoas começaram a pedir uma maneira de não ver esses emojis voando pela tela e eles colocaram no ar um botão para desligar as reações. Eu desliguei, mas você sabe, eu senti um pouco de falta de saber as reações das pessoas ao que estava sendo dito, então eu liguei de novo.


Classic Talks

Essa eu realmente não entendi. Então, você assiste Margrethe Vestager falando sobre competição em 2017. Bem, se neste mundo de tecnologia, start-up, inovação, tudo se move tão rápido, faz sentido assistir a uma palestra sobre competição há 3 anos? Comecei a ver Gary Vaynerchuk perguntando ao público sobre quem estava consumindo conteúdo sob demanda. Parecia algo de 10 anos atrás.


Online x Offline

A grande coisa de estar online é que você pode pular de um palco para outro tão facilmente (e não precisa andar tanto). Além disso, você pode pegar algo para comer ou beber sem longas filas - a cozinha fica a poucos passos de distância, com as coisas que você gosta.


Outra conveniência, se você tem um intervalo de 40 minutos, 2 horas, você pode fazer outra coisa. Mas este é geralmente o momento em que encontramos pessoas na conferência offline.


No modo online, como vemos nas redes sociais, as pessoas se sentem confortáveis para fazer coisas que não seriam aceitáveis no offline, como usar o chat para spam. Ou reagindo com tomates quando um palestrante diz algo não apreciado.


Um dos esforços para humanizar a conferência online foram os vídeos curtos entre as palestras, com palestrantes respondendo perguntas pessoais. Quem é a pessoa que mais te influenciou? Qual seria sua mensagem para o seu eu mais jovem? Embora nem todos os palestrantes tenham capturado bem a essência, acho que o resultado foi bom.

Eles também pensaram nas start-ups que teriam um momento terrível em networking on-line. Então, criaram um vídeo de "40 words", como um anúncio da startup, que também ocorria entre os painéis.


Estas são minhas considerações sobre o formato e minha experiência, mas eu pretendo escrever algo sobre os conteúdos das palestras, algumas coisas boas neste primeiro dia.



1 visualização0 comentário
bottom of page